quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PROJETO DE CONCURSO DE TEATRO

ESCOLA MUNICIPAL SOUSA AGUIAR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO 2009
FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA DO NASCIMENTO.
PEDRO AFONSO, NOVEMBRO DE 2009
APRESENTAÇÃO
Esse projeto tem como fundamental objetivo, promover a participação do maior número de alunos possível, em apresentações teatrais, nas quais eles poderão mostrar a sua capacidade expressiva e sua criatividade.
Os alunos formarão equipes para a apresentação de peças teatrais, onde os alunos, podem ou não ser da mesma sala, proporcionando assim uma maior interação entre as turmas. Assim sendo também haverá uma aprendizagem mutua, onde conhecimentos de vários níveis se encontrarão, enriquecendo ainda mais o processo de ensino aprendizagem dos nossos educandos.
As equipes podem solicitar o auxilio de um professor para seu grupo, onde ele os auxiliará nas etapas de seu planejamento e no desenvolvimento dos trabalhos do grupo.
Obs. Nenhum professor está obrigado a auxiliar grupo algum, essa vai ser uma ação voluntária sua.
OBJETIVOS
Criar condições para o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, estimulando a participação do aluno, individualmente ou em grupos, na representação e reflexão de feitos culturais, proporcionando a comparação e provável reformulação dos mesmos, garantindo assim a continuidade do processo cultural;
Promover apresentações teatrais para pequenos e grandes grupos e, através dos espetáculos, contribuir para a integração social e cultural de grupos de diferentes turmas para conhecimento e reflexão, dos diferentes hábitos, costumes, atitudes valores que os caracterizam em determinadas épocas e situações;
Oferecer elementos tais como: orientações e roteiros de observações escritas, textos, palestras preparatórias dos espetáculos com alunos, debates de esclarecimentos e troca de opiniões após a realização do mesmo.
Procurar desenvolver o senso estético á partir do contato direto com diferentes formas de expressão artística;
Orientar atividades artísticas também no sentido do lazer, tentando responder às necessidades do jovem estudante naquele sentido;
Manter grupos de estudos e pesquisas que caracterizem realidades não só visando a adequação dos espetáculos, mas, sobretudo propiciar mudanças que possam ter resultados deles e neles;
Realizar cursos, palestras, conferências, painéis, seminários, relacionados com o teatro e educação.
ESTRATÉGIAS
Nossa preocupação é sempre com a realidade do participante, oferecendo novos elementos para que, através do espetáculo e dos debates, ele possa rever conhecimentos e ampliar perspectivas. Dessa forma, procurar-se a criar condições para o jovem construir o seu processo de aprendizagem. Assim sendo, os espetáculos sempre serão considerados material de estudo.
Por outro lado esta assistemática é desenvolvida com preocupações de ordem informativa e recreativa utilizando-se para tanto da música popular e folclórica, da poesia e da prosa como 'Temas Geradores'.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DATA
ATIVIDADE
FINALIDADE
09/11/2009
Divulgação do projeto
Passar ao conhecimento dos alunos o concurso teatral
10/11/2009 a 12/11/2009
Inscrição das equipes no concurso
Saber o quantitativo de inscritos para fazer-se o cronograma das apresentações.
13/11/2009
Palestra sobre encenação e emoção no teatro.
Promover um maior conhecimento dos alunos sobre as características e as finalidades do teatro.
16/11/2009 a 19/11/2009
Ensaio das apresentações
Ganhar perfeição e qualidade à peça de teatro a ser encenada.
20/11/2009
Realização do concurso de teatro da Escola Municipal Sousa Aguiar
Fazer a apresentação de peças de cunho cultural e social onde os alunos como um todo serão os seres agentes.

CONCLUSÃO
Portanto através dos espetáculos, faremos com que os espectadores vivenciem situações e fatos, em clima agradável, o que obviamente contribuam para maior interesse e entendimento dos mesmos.
Acreditamos que a educação e o teatro em todas as suas formas, são instrumentos primordiais á transmissão de cultura, e ampliação de idéias para tornar o educando um agente de suas próprias mudanças.

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